quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

CENÁRIOS DA DESIGUALDADE NO BRASIL


A REPÚBLICA DOS DOUTORES 

Naquela época o aspecto de quem usava o título de Doutor eram os de consideração especial, no entanto, graças a uma sabedoria vital em nosso mundo, o título d Doutor serve como uma distância social, ou seja, só pelo fato de ser "Médico_Doutor merece ser rico, com cartão de crédito, com acesso á sala VIP no aeroporto e carro importado.

A LOCOMOÇÃO COMO DESIGUALDADE

Podemos observar as desigualdades até nos meios de transportes, pois enquanto alguns indivíduos andam de carro importado, a maioria da população anda de ônibus ou nos trens suburbanos, ou até a pé, pois muitos não possuem dinheiro para pagar a passagem do transporte público.
Em 2006, a ANTU ( ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS TRANSPORTES PÚBLICOS ) realizou uma pesquisa para verificar como a população acima dos 15 anos se deslocava para exercer suas atividades cotidianas, como ir á escola, ás compras, ao trabalho e etc.
Os índices mostram que quase 70 a 80% da população anda de ônibus ou micro-ônibus; 50 a 60% da população anda de carro próprio; 20% anda a pé; e 10% de bicicleta, metrô ou trem, lotação e moto.

CONDIÇÕES DE MORADIA

No Brasil, a Pesquisa Nacional de A mostra de Domicílios ( PNAD ) relatou que 34,5% da população urbana vive em condições inadequadas de moradias, ou seja, com muitas pessoas em uma mesma casa, pagamento de aluguel alto, e etc.
A existência dessa massa de pessoas vivendo precariamente alimenta uma crescente "CULTURA DO MEDO" e acaba multiplicando os condomínios, que oferecem ma vida diferenciada com escola específica e lazer próprio. Alguns podem ser considerados verdadeiros presídios de luxo, repletos de regulamentos e de guardas particulares, delimitando um espaço próprio e criando uma sociedade interna e de cultura desigual entre os de fora e de dentro dos condomínios principalmente entre jovens que foram criados neles.

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário