quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O ABISMO BRASILEIRO ENTRE BRANCOS E NEGROS

Em 1996 o total de brancos correspondiam a 55,2% da população e o de negros a 44,7%, em 2006, o total de brancos passou a ser 49,7%, e o de brancos 49,5% de negros.
A representante da UNIFEM ( NAÇÕES UNIDAS PARA AS MULHERES ), Maria Inês Barbosa acredita que o crescimento da população negra se deu melhoria na autoestima.
"Desde a década de 80, houve, uma reafimação da identidade negra. Isso provocou uma mudança entre as pessoas que antes se consideravam pardas e, agora, se  assumem negras" , afirmou.
Brancos e negros quanto a analise feita estão próximos a inclusão no ensino fundamental. Há dois anos, 95,7% das crianças brancas cursavam os primeiros anos da escola. Já os negros 94,2%. entretanto, na análise feita sobre o Ensino Médio, as diferenças se ampliam. São 58,4% de brancos e negros 37,4%.
O pesquisador do IPEA afirma que o crescimento do país econômico não provoca diminuição da desigualdade entre os negros.
" As desigualdades não diminuem tão rápido quanto o crescimento do país porque as políticas públicas fazer  recorte por renda e não por gênero ou raça " disse.
" fora isso, a renda pode aumentar, mas se está relacionada a fatores como escolaridade, e esse conjunto da população não alcança esses fatores, ele não atinge a renda ," completou Abrahão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário