quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Disciplina de Sociologia



As desigualdades sociais no Brasil
observando a história da questão _desigualdades no Brasil_percebemos que quando os imigrantes de Portugal chegaram o povo indígena foi o primeiro povo a descriminado,considerando-os inferiores e menos capazes. 
depois surgiu o trabalho escravo negro que foram retirados de suas terras para enfrentarem condições terríveis de trabalho e de vida no Brasil.Até os nossos tempos os seus descendentes sofrem discriminação e preconceito por serem negros.
Quando houve o fim do trabalho escravo,chegaram os imigrantes europeus que vieram em busca de trabalho e novas chances na vida,e acabaram encontrando.
Através destes foi que a sociedade brasileira cresceu,então,trabalhadores de outros países foram atraídos as cidades para desenvolver tais funções como:empregados de comércio,bancários,trabalhadores de construção civil,entregadores,empregados domésticos,vendedores ambulantes e etc.
com isto ocorreu o crescimento das cidades e a zona rural foi-se esvaziando,resultando em uma grande massa de desempregados,semiocupados que viviam a margem do sistema produtivo capitalista.
Atualmente essa grande massa não tem encontrado chance de emprego por ter a mão de obra desqualificada,e esta evidencia como o processo do capitalismo no Brasil foi criando as desigualdades que aparecem em forma de miséria e pobreza crescentes.
Não só em miséria ,mas as desigualdades sociais estão entre homens e mulheres,entre negros e brancos,entre condições precárias de área de saúde,moradia,educação enfim,o que tem crescido é o setor do comércio,a produção agrícola e industrial,a sociedade produz bens,riquezas e serviços,mas a eles não são distribuídos nada que os beneficiem.   

as desigualdade analisada no brasil
A cientista social brasileira márcia anita sprandel afirma que os brasileiros são preguiçosos,indolente, supersticioso e ignorante por que a terra lhe concedia tudo,frutos,plantas,solo fértil,ou seja,é fácil produzir e obter qualquer coisa pois,a natureza nos dá.
Entretanto,dois autores,Joaquim Nabuco e Manuel Bonfim faziam várias análises como: Nabuco afirmava que graças a raça negra havia surgido um povo no brasil, mas a escravidão fazia eles viverem em miséria e ignorancia.
Já Bonfim dizia que o sertão nordestino era uma " terra dos heróis ", pois a população tinha força, cordialidade uma capacidade de atuar coletivamente por meio de técnicas de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário